Sábado, 26 de Novembro de 2022
310000-0000
Geral Minas Gerais

Projeto de reparação oferece 120 vagas para cursos técnicos gratuitos em Brumadinho

Moradores podem se inscrever até o dia 12 de novembro nos cursos de Automação Industrial, Qualidade e Eletrotécnica

07/11/2022 14h45
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Reprodução do site
Reprodução do site

Moradores de Brumadinho podem se inscrever até o próximo sábado (12/11) em três cursos técnicos gratuitos disponibilizados dentro do projeto de reparação “Distrito Industrial". O objetivo deste eixo é diversificar a economia e reduzir a dependência da mineração no município. 

São dois cursos semipresenciais e um presencial ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com início das aulas previsto para o fim de novembro. As oportunidades compõem o Programa de Capacitação de Mão de Obra e Educação voltado ao mercado de trabalho de Brumadinho e são vinculados a áreas identificadas como potenciais no município. 
 

Vagas disponíveis

40 para Técnico em Automação Industrial;

40 para Técnico em Qualidade; 

40 para Técnico em Eletrotécnica.  



Inscrições

Os interessados em participar da iniciativa precisam estar matriculados ou ter concluído o ensino médio e possuir computador para acompanhar as aulas remotas. Conforme o edital , as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, que deve ser feita  neste link .

O projeto Distrito Industrial faz parte do programa de Reparação Socioeconômica e está em execução dentro do Anexo I.4 do Termo de Medidas de Reparação aos danos provocados pelo rompimento da Vale, na Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho. O rompimento provocou a morte de 272 pessoas e gerou uma série de impactos ambientais, econômicos e sociais. O Termo Judicial foi assinado em 4 de fevereiro de 2021 pelos compromitentes Governo de Minas Gerais , Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal e Defensoria Pública de Minas Gerais. 

Sobre os cursos

Curso Técnico em Automação Industrial(semipresencial)

O técnico em Automação Industrial é o profissional que apresenta as competências necessárias para atuar no desenvolvimento de sistemas de controle e automação, implementar e manter equipamentos e dispositivos, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente, primando pelos preceitos da ética pessoal e profissional.


Curso Técnico em Eletrotécnica (semipresencial)

O técnico em Eletrotécnica é responsável por instalar, manter e projetar sistemas elétricos prediais, industriais e de potência, cumprindo legislações vigentes, parâmetros de eficiência energética, normas técnicas, de qualidade, de segurança e saúde e ambientais.


Curso Técnico em Qualidade(presencial)

O técnico em Qualidade tem como objetivo apoiar tecnicamente a implementação e a manutenção dos sistemas de gestão da qualidade, controlar a qualidade de produtos e processos e atuar em auditorias de sistemas de gestão da qualidade, considerando os padrões, normas, procedimentos e requisitos técnicos, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente pertinentes.

Ele1 - Criar site de notícias