Sábado, 26 de Novembro de 2022
310000-0000
Esportes Minas Gerais

Juiz de Fora vai sediar os Jogos do Interior de Minas Gerais 2022 até 6/11

Competição paradesportiva reúne 272 atletas de 21 municípios nas modalidades de atletismo e natação

04/11/2022 11h20
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Sedese / Divulgação
Sedese / Divulgação

Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, vai ser a sede da primeira edição dos Jogos do Interior de Minas Gerais (Jimi Paradesporto) entre esta sexta-feira e domingo (4 a 6/11). Com realização da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e execução da Associação Mineira de Paradesporto, a competição vai reunir 272 atletas de 21 municípios nas modalidades de atletismo e natação.

Ao todo, o Jimi Paradesporto vai envolver 512 pessoas entre comissão técnica, arbitragem, coordenação, staff, além dos paratletas. Todo o evento será acompanhado por intérpretes de libras, enquanto as provas de natação poderão ser vistas, ao vivo, por meio do site da competição .

“O Jimi Paradesporto tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas, esportes e lazer, com foco no esporte de participação para pessoas com deficiência. Nossa intenção é desenvolver as modalidades paradesportivas no estado, despertando talentos que até então não tenham tido a oportunidade de se desenvolverem”, explicou José Francisco, o Pelé do vôlei, subsecretário de Esportes da Sedese.

Os atletas vencedores e seus técnicos receberão medalhas com inscrições em braile e a delegação de destaque também vai levar para casa um troféu. Os resultados do atletismo serão homologados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e ainda será criado um ranking com índice técnico para o próprio Jimi. Todos os inscritos também vão ganhar camisetas em alusão ao evento.

Mais apoio

Além de realizar o evento, a Sedese custeou e forneceu toda a estrutura como hospedagem e alimentação (café, almoço e jantar) de todos os municípios inscritos, com exceção da cidade sede, que vai ser convidada para um almoço no sábado (5/11). Vai ser montada uma tenda para a realização de avaliações físicas no intuito de contribuir com a qualidade de vida da pessoa com deficiência. Ao todo, oito bancas de classificação funcional estarão presentes, sendo a maior banca já realizada em eventos no estado.

Capacitação

Durante o Jimi vai ocorrer, de forma gratuita, a Capacitação Paradesportiva de Introdução ao Atletismo e Natação para pessoas com deficiência, programa que tem a chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro. Ao todo, foram realizadas 50 inscrições. Haverá ainda um curso de capacitação da equipe de arbitragem. “Ele será ministrado por profissionais do paradesporto e ficará como um legado para o esporte mineiro”, resumiu Pelé.

Veja a programação completa neste link .

Ele1 - Criar site de notícias