Quinta, 29 de Setembro de 2022
310000-0000
Educação Educação

33ª RBA acontece de 28 de agosto a 3 de setembro

Evento de Antropologia Brasileira será online em parceria com a UFPR e reunirá inúmeros pesquisadores da América Latina, América do Norte, Europa ...

16/08/2022 10h35
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Às vésperas do bicentenário da Independência política do Brasil, a entidade mais antiga das Ciências Sociais do país – Associação Brasileira de Antropologia (ABA) realiza a 33ª edição da Reunião Brasileira de Antropologia (RBA). O evento acontece de 28 de agosto a 3 de setembro, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Neste ano, o evento será online e reunirá cerca de 2 mil pesquisadores/ pesquisadoras da Antropologia e área afins oriundos da América Latina, América do Norte, Europa e África. A programação conta com 78 grupos de trabalhos, 32 simpósios especiais, rodas de conversa e 55 mesas redondas, 4 conferências, além de exposições fotográficas, mostras de filmes, lançamentos de 60 livros, oficinas e diversas premiações.

“A 33ª RBA, agora em final de agosto, é um evento de primeira grandeza para a Antropologia. Nesses tempos em que os direitos básicos de todos estão ameaçados, em nossos encontros (simpósios, conferências, mesas-redondas e Grupos de Trabalho) vamos refletir, questionar e pensar sobre os desafios e dilemas da atualidade”, explica a presidente da instituição, Patricia Birman. Segundo ela, a iniciativa a permite à comunidade antropológica reafirmar seus compromissos com os direitos dos povos indígenas, com as populações das periferias, com as comunidades quilombolas, LGBTQI+ e de favelas. São encontros que efetivarão trocas de experiências e de saberes”, complementa. “Devido à relevância social, convidamos todos a juntar-se a nós nesse desafio: garantir diretos e fazer antropologia em tempos extremos!”, finaliza.  

Na mesma linha de pensamento, o coordenador da Comissão Organizadora da 33ª RBA e professor da UFPR João Rickli expõe que as centenas de atividades trazidas nessa edição da reunião vão trazer um quadro dos rumos do pensamento antropológico nestes tempos extremos. “Teremos reflexões importantes neste momento grave que nosso país vive. Vamos juntos repensar quem somos como nação, os problemas não superados e agravados nos últimos tempos; e claro, falaremos sobre janelas de esperança que podem ser abertas”, destaca.       

Programação para todos na 33ª RBA

O público externo ao evento poderá acompanhar pelo canal da ABA no YouTube alguns debates e conferências específicos, assim como as exibições de filmes com cerimônia de entrega do Prêmio Pierre Verger. A programação completa do evento pode ser conferida clicando aqui. 

 

Itabira - MG
Atualizado às 04h30 - Fonte: Climatempo
17°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 24°

17° Sensação
14.3 km/h Vento
95.4% Umidade do ar
67% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (30/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias