Quinta, 22 de Outubro de 2020
310000-0000
Esportes Torneio

Vem ai a 1ª Copa Real de Peteca

Venha participar desse super evento

07/02/2020 12h30 Atualizada há 8 meses
661
Por: Redação
1ª Copa Real de Peteca
1ª Copa Real de Peteca

Primeira Copa Real de Peteca.

Quando você era criança, com certeza já brincou de peteca. Por trás de uma simples diversão, porém, há um esporte organizado e que pode trazer uma série de benefícios para sua saúde mesmo depois de idoso – com gastos calóricos que chegam a até 350 calorias por hora.

A peteca é um esporte tipicamente brasileiro. Há registro de que os povos nativos já a usavam como recreação muitos anos antes da chegada dos portugueses. Mas apesar de bem difundida em território nacional, o mundo demorou a tomar conhecimento dessa prática.

Isso só ocorreu durante a primeira participação do Brasil em Olimpíadas, em 1920, quando os atletas levaram petecas para realizar as atividades de aquecimento. Segundo a Confederação Brasileira de Peteca, o Dr. José Maria Castelo Branco, chefe da delegação, ficou embaraçado com tamanho interesse e pedidos pelas regras daquele esporte exótico. Belo Horizonte, então, assumiu o pioneirismo e começou a desenhar a modalidade da forma como a conhecemos hoje.

A história começa na década de 1940, quando as ruas e quadras dos clubes da capital mineira se tornaram palco das partidas. As regras do esporte surgiram apenas em 1973 e, dois anos depois, foi fundada a Federação Mineira de Peteca. O esporte só foi oficializado pelo Conselho Nacional de Desporto alguns anos mais tarde, em 1985.

Regras da peteca

A modalidade se assemelha bastante ao vôlei e ao badminton. Para jogar, basta uma quadra, uma rede e uma peteca – nas especificações determinadas pela Confederação Nacional, que variam de acordo com o sexo e a idade do participante. Pode ser praticado de forma individual ou em dupla.

A disputa é feita por pontos diretos, com tie-break em caso de empate. A equipe que saca tem 20 segundos para concretizar o ponto, caso contrário ele é contado para o adversário. A partida se dá em uma melhor de três sets, com 25 pontos nos dois primeiros e uma disputa mais curta, de 15 pontos, no terceiro.

Benefícios da peteca

A peteca é um esporte em que predomina o aeróbico. Ou seja, se a prática for frequente, há uma melhora considerável no condicionamento e na aptidão física. Além disso, ele proporciona uma série de outros benefícios:

  • Maior flexibilidade das articulações;
  • Desenvolvimento da musculatura e agilidade nos movimentos;
  • Ampliação da capacidade respiratória;
  • Redução do colesterol ruim (VLDL) e aumento do bom (HDL);
  • Prevenção a ataques cardíacos e osteoporose;
  • Queima de calorias e redução do peso;
  • Descarga psicológica para tensões;
  • Aumento na velocidade de reação;

Importância na terceira idade

Para os idosos, esses benefícios da peteca são ainda mais importantes. Em um artigo publicado no Eu Atleta, a mestre em ortopedia Ana Paula Simões mostra a importância de se manter ativo conforme envelhecemos. “Nossos corpos declinam a função e a atividade física ajuda a retardar essa degeneração, inclusive podemos falar até em progressão, ou seja, com o passar dos meses o condicionamento melhora e podem até ser intensificados. Atividade física nos ajuda a permanecer saudável, com energia e independente à medida que envelhecemos.”

Uma das recomendações dada no artigo é jogar peteca em dupla, pois se trata de uma atividade aeróbica moderada que mantém o corpo em movimento com o aumento da frequência cardíaca e da mobilidade articular. Os melhores benefícios são alcançados ao jogar pelo menos 30 minutos por dia, após o devido aquecimento – para evitar lesões.

Venha assistir nos dias 15 e 16 de fevereiro no Clube Real a Copa de Peteca com participação de jogadores de todas as Minas Gerais

Fonte do  texto circulomilitarbh

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias